Trilha sonora Robocop (1987)





A coluna Trilha da Semana está de volta para comentar a trilha sonora de um clássico cult dos nos 80: “Robocop – O Policial do Futuro”, do subestimado diretor Paul Verhoeven e que recentemente ganhou uma refilmagem comandada pelo brasileiro José Padilha.

No original de 1987, a trilha foi idealizada pelo greco-americano Basil Poledouris (1945-2006). De forma a conceber através da música uma atmosfera que refletisse a questão “homem versus máquina” abordada na obra, Basil mesclou o uso de sintetizadores com música orquestral, resultando em uma contraposição sonora.

Em um depoimento dado pelo compositor, Basil declarou que ele e Verhoeven passaram três agonizantes semanas refletindo se a trilha de Robocop deveria ser contemporânea – com influências do rock daquela época – ou orquestral. O estúdio, na época, esperava que o público-alvo seria os jovens, portanto, achava necessário uma trilha que se conecta-se com estes. Foi então que Basil e o diretor optaram por fundir o som eletrônico dos sintetizadores (instrumento que teve seu ápice na década de 80) ao som de uma orquestra com uma levada mais punk.

Outra curiosidade do trabalho é o som metálico que predomina nas músicas, fruto de um extintor de incêndio, encontrado por Basilno estúdio Abbey Road, sendo atingido por um enorme martelo de metal.

É válido comentar que a trilha original foi reciclada para a refilmagem de Padilha, e mesmo aproveitada de forma deslocada, acaba se sobressaindo diante da genérica composição de Pedro Bromfman para essa nova versão do “policial do futuro”.

Para apreciar o trabalho de Basil da maneira mais justa, nada como rever o Robocop original. Mas você também pode conferi-lo clicando aqui.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.